MEUS LIVROS FAVORITOS DA VIDA | CAROLINE GONÇALVES



Olá, pessoal, queridos leitores e amantes de livros ou não. Meu nome é Caroline sou Gestora Ambiental e nas horas vagas apaixonada por livros, ou quase que todas as horas da minha vida. 

Parece-me mais difícil, falar de livros de que sou uma fã apaixonada, mas ainda que relutante e triste pelos livros que deixei fora da lista consegui separar alguns livros especiais que de alguma maneira me marcaram, então pegue o lápis e papel para anotar suas próximas leituras, porque aqui só tem livro bom.

  • CEM ANOS DE SOLIDÃO – Gabriel García Márquez

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde em que seu pai o levou para conhecer o gelo."
Assim começa nossa querida Macondo, lugar fictício criado pelo autor Gabriel García Márquez, com uma narrativa que mistura o realismo com o fantástico. E sem dúvida, é o melhor livro que li na minha vida! E é em Macondo que vamos, "viver" e conhecer toda uma geração de uma família um tanto pitoresca, os Buendía... Mas vou parando por aqui porque posso soltar algum spoiler.

PS: Esse é livro que contém a frase inicial e final mais marcante para mim. 💕

  •  O SENHOR DOS ANÉIS - J.R.R.TOLKIEN (TRIOLOGIA)


A escrita de Tolkien; como sempre é sem igual a ponto de me prender de tal maneira que passei várias horas seguidas imersa em seu mundo. 

Ainda que você esteja familiarizado com a Terra Média e O Senhor dos Anéis através dos filmes entre outros, vale a pena ler os livros, toda a história é muito bem amarrada; há sintonia entre todos os elementos e personagens (Afinal o professor passou anos, e anos criando este mundo). 

Mas existe outro motivo que me fez apaixonar por esse mundo além é claro das aventuras, elfos, magos e anões. Tolkien nunca escondeu sua paixão pela natureza e a desaprovação da industrialização e suas tecnologias, o que é nítido em suas obras; onde a natureza é tomada por forças maiores, isso pode ser observado em um trecho em que Sam tem uma visão do Condado sendo destruído, árvores cortadas e prédios construídos em seu lugar. 

E aí precisa algo mais para te convencer que esse é um dos melhores livros da vida?

  •    GRANDE SERTÃO VEREDAS – João Guimarães Rosa

"Eu sou é eu mesmo. Divêrjo de todo mundo... Eu quase nada não sei. Mas desconfio de muita coisa." 

Esse aqui já lhe digo não é o livro mais fácil de se ler, mas vale cada página! Essa foi uma das leituras mais incríveis da minha vida, uma aventura pelo sertão mineiro narrado pelo jagunço mais sensível Riobaldo, ao final do livro você sentira jogado e estupefato da sua genialidade. Grande Sertão Veredas é a prova de que qualquer um pode ler qualquer livro, basta querer. 
"O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! " 
  • HARRY POTTER – (A série)

“São as nossas escolhas, Harry que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.” 
E se eu disser a vocês que eu sempre me neguei a ler a série Harry Potter por já ter visto os filmes (um milhão de vezes) mas mal sabia eu o que estava perdendo! A magia de Hogwarts nunca acaba, não importa quanto tempo passe e uma livro atemporal, o tipo de livro que cabe em todos os gostos, nos envolvemos tanto com a história quantos com seus personagens icônicos, e ao final do livro fica aquele sentimento de saudade e a ansiedade esperando sua carta para Hogwarts.

  • O PEQUENO PRÍNCIPE – Antoine de Saint-Exeupéry

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.” 
Se eu pudesse escolher um livro para levar para a vida, eu escolheria O pequeno príncipe, sempre brinco que ele é como um manual para viver e conviver com o próximo. Me emociono só de falar desse livro cheio de lições em tão poucas páginas, te garanto que não será o mesmo após essa leitura. 

Com uma historias aparentemente simples infantil o autor toca no mais profundo de nossa alma, mas lembre-se de ler esse livro de coração aberto pois como já dizia nossa querida raposa... 

“O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.”

  • FAHRENHEIT 415 – Ray Bradbury

“Temos tudo de que precisamos para sermos felizes, mas não somo felizes. Alguma coisa está faltando.” 
Se você gosta de distopias e livros, esse livro foi feito para você! 

Em fahrenheit 415, os bombeiros trocam seus papéis e ao invés de apagar incêndios eles incendeiam, mas não é qualquer coisa que são colocados para queimar. Considerados perigoso para a paz e bem comum. Livros são estritamente proibidos e queimados assim que localizados, pessoas mantem suas biblioteca escondidas, correndo risco de vida por seus livros. 

Mas o livro nós presenteia com muito mais do que isso, você vai ser forçado a rever seus conceitos e ter um olhar mais crítico para com a sociedade e seu meio, foi uma leitura que me de certa forma me chocou por sua semelhança com os dias atuais. 

Eu aconselho você a ler esse livro na primeira oportunidade que tiver, faça o que quiser mas não deixe de lê-lo.

Até mais :)
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves